Leia a Biblia

Leia a Biblia

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Que dia Jesus morreu?

PAZ SEJA CONVOSCO!
Em primeiro lugar digo aos amados, que devemos ser gratos a Deus pela Sua Palavra, que de tão profunda, não conseguimos entendê-la em Sua plenitude. Também devemos ser gratos pelas maneiras que o Eterno idealizou para nos salvar, (I Pe 2:9b). Quanto ao tema acima sou favorável que nosso Salvador tenha morrido no sexto dia (sexta-feira). De forma simples, porém sem menosprezar àqueles que entendem de outra forma, darei oito razões porque creio assim:

1- O objetivo do sinal de Jonas – (Mt 12:38-42) – Ao ler este texto com atenção vemos que os fariseus pedem um sinal da parte de Jesus. Diante de tantos milagres, aquela ‘‘geração má e adúltera’’ ainda queria mais sinais. Na verdade eles gostavam de sinais (I Coríntios 1:22; Lucas 11:16). O Senhor então lembra que o profeta Jonas passou três dias e três noites no ventre do peixe, e da mesma forma Ele também passaria este tempo no sepulcro, (Mateus 12:40). O objetivo do sinal de Jonas era lembrar àqueles incrédulos que Ele ressuscitaria assim como Jonas ressuscitou depois de três dias. Assim como os ninivitas, eles também deveriam se arrepender. Lembrar o acontecido e convocá-los ao arrependimento eis o objetivo de Jesus dar o sinal de Jonas, e não as horas exatas que ele passou no mar. Na verdade como podemos provar que Jonas passou 72 horas no ventre do peixe?

2- Era o dia da preparação – ( Lc 23: 54-56) - Ainda que em João 19:6, diga que aquele dia era preparação da Páscoa, devemos analisar os contextos. Em Êxodo 16.5 e 23 diz: ’’Mas ao sexto dia prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã’’. Vemos aí que era o sexto, o dia da preparação para receber o Sábado. Já em Êxodo 12:6, falando do Sábado cerimonial (1º dia da festa dos pães ázimos) diz: ’’E ao primeiro dia haverá uma santa convocação; também ao sétimo dia tereis uma santa convocação; neles não se fará trabalho algum, senão o que diz respeito ao que cada um houver de comer; somente isso poderá ser feito por vós’’. Observa-se que no Sábado da Páscoa (1º e 7º dia da festa dos pães ázimos), poderia se cozinhar. Portanto é uma preparação diferente.
O mais incrível é que Lucas diz que as irmãs se retiraram para comprar unguentos e descansaram conforme o mandamento do Sábado, e claro o mandamento é o quarto da Lei de Deus. (Êxodo 20.8-11).

3- Em cumprimento das Primícias – (Levítico 23:10-11) A palavra ‘‘primícias’’ pode ser entendida como uma oferta de gratidão. Existem, porém, outros sentidos da palavra primícias na Bíblia: (Romanos 16.5; 8.23; Êxodo 23:19; Tiago 1:18 e Apocalipse 14:4), etc...
‘‘Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega; e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao Sábado o sacerdote o moverá’’ (Levítico 23:10-11).
Porém Paulo chama Cristo de o primeiro na ressurreição final: “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” (I Coríntios 15.23). ‘‘Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem’’ (I Coríntios 15:20). Este é o verso que cumpre o molho das primícias que era movido no dia seguinte ao 1º dia da festa dos pães ázimos.
Jesus foi ‘‘tirado da terra ’’no sexto dia, perto da hora nona'' (Mateus 27:45-46); descansou no Sábado e foi movido (ressuscitado) na madrugada do 1º dia (Mateus 28:1).
Então, se Cristo morreu no sexto dia, descansou na sepultura no 1º dia da festa dos pães ázimos (Sábado grande - semanal e cerimonial, ‘‘pois era grande aquele dia de Sábado,’’ S. João 19:31); é lógico que ressuscitou na madrugada do Domingo (1º dia da semana), (Marcos 16:9), cumprindo assim a profecia como o molho que era movido pelo sacerdote. (Levítico 23:10-11).

4- No caminho de Emaús, os discípulos afirmam estarem ainda no terceiro dia.
‘‘Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram’’, (Lucas 24:21).
Os discípulos dizem estarem no terceiro dia, veja, se Jesus tivesse morrido na quarta, eles teriam dito ‘‘hoje já é o quinto dia’’... E isto aconteceu à tardinha daquele primeiro dia da semana, ‘‘mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado’’. ‘’Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;’’ Lucas 24:1,13. Se eles asseguraram que ainda estavam no terceiro dia, creio que não é seguro duvidar disso, ademais alguns que dizem que Jesus morreu no quarto dia, afirmam que Ele ressuscitou na tardinha do Sábado (que na contagem deles é o terceiro dia). Se assim fosse, então os discípulos de Emaús diriam: ‘‘hoje já o quarto dia desde que estas coisas aconteceram... ’’

5- Jesus deveria cumprir Daniel 9:25,27 na Sua morte...  
‘‘Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas;...
E depois de sessenta e duas semanas será morto o ungido, e nada lhe subsistirá;... E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação;...’’
Note: o tempo de Graça aos Judeus deveria ser 70 semanas (ou 490 anos).
‘‘Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo’’, Daniel 9:24.
Gabriel revela com clareza 69 semanas, faltando apenas uma para completar as setenta. O texto diz: ‘‘depois de sessenta e duas semanas será morto o ungido’’, é claro que se refere a Cristo.
(A palavra Ungido em Hebraico significa Messias que em Grego é Cristo).
''Cristo é sinônimo de Messias. Pois a palavra Messias é uma adaptação para o português da palavra hebraica Mashiach, que significa Ungido.
No texto original do Tanakh (Bíblia Hebraica ou Antigo Testamento), em hebraico, a palavra Mashiach é usada para designar pessoas que foram ungidas para exercer alguma função.
No Salmo 2, a palavra Mashiach é usada para designar aquele que será (seria) o Rei de Israel...'' http://www.caraita.teo.br/o_que_significa_a_palavra_cristo.htm
No ano 27 nosso Senhor foi Ungido (Daniel 9:25 a) (batizado) por João Batista (Mateus 3:13-17) para exercer Seu ministério.
Então, se Cristo morreu depois das 69 semanas, é óbvio que foi na 70ª semana, justamente ‘‘na metade da semana fez cessar o sacrifício’’.
Obs.: Estas setenta semanas não são semanas literais de sete dias, mas semanas proféticas de anos, (Daniel 11:13).
Portanto esta profecia não se aplica ao anticristo que ainda virá (segundo a crença de alguns), nem tampouco que Jesus morreria numa quarta feira (metade da semana), mas unicamente ao trabalho sacrifical do Salvador por nós na cruz do calvário, mais precisamente no dia 14 de Abibe do ano 31 EC. Na metade da última semana do tempo de graça dado aos judeus.
  
6- Só uma passagem bíblica para sustentar a doutrina. (Mateus 12:40)
‘‘Mas Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas;’’ Mateus 12:39
‘‘pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra’’.
‘‘Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração’’. Lucas 11:29-30.
Apenas Mateus cita ‘‘três dias e três noites’’.  Em minha opinião, não é seguro tentar provar uma tese doutrinária em apenas um verso da Bíblia.
Há vários textos que mencionam este mesmo período de tempo, mas em nenhum fala de ‘‘três dias e três noites’’, veja: A) ‘‘Em três dias’’ – Mateus 26:61; 27:40; Marcos 14:58; João 2:19. B) ‘‘Depois de três dias’’ – Mateus 27:63; Marcos 8:31.         C) ‘‘No terceiro dia’’ – Mateus 16:21; 17:23; 27:64; Lucas 9:22; 24:21, 46.
7-  A contagem inclusiva dos Judeus.  É sabido de todos que os judeus aceitam a contagem inclusiva, ou seja, conta-se como um dia, mesmo se fora usado apenas parte daquele dia. A expressão “três dias e três noites” era para os judeus, uma forma diferente do que temos para nós hoje, que vivemos no mundo ocidental. A maneira de contar o tempo era chamada “contagem inclusiva” que incluía o dia (ou ano) inicial, bem como o dia (ou ano) final, sem considerar quão pequena fosse a fração daquele dia. Veja os três dias neste exemplo:
A) Jesus morreu no sexto dia à nona hora (15:00hs), foi sepultado no mesmo dia, antes do pôr do sol (1º dia);
B) Jesus fica no sepulcro as 24 horas do Sábado (2º dia);
C) Jesus ressuscita na parte escura do primeiro dia (madrugada de Sábado pra Domingo) (3º dia).
Nesta contagem se ver que os “três dias e três noites” são usados de forma inclusiva.

8- A comparação dos Evangelistas  é conclusiva.  (Mateus 28:1, Marcos 15:42; 16:1-2 e Lucas 23:54)
’’No fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro’’. E ‘‘Era o dia da preparação, e ia começar o Sábado’’, (Lucas 23:54).
‘‘Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do Sábado’’, Marcos 15:42
‘‘Ora, passado o Sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-Lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol’’. Marcos 16:1-2
Segundo Lucas as mulheres se retiraram para comprar aromas antes de começar aquele Sábado. Lucas 23:54-56, já Mateus diz que ao terminar aquele Sábado entrou o primeiro dia da semana, Mateus 28:1.
Concluindo:
Se aquele primeiro dia da semana foi o dia após o Sábado, lógico que aquele Sábado não poderia ser o cerimonial (que muitos dizem ter caído numa quinta-feira), mas o Sábado semanal no qual o nosso Salvador descansou no túmulo. Então, diante destes textos só nos resta admitir que nosso Senhor morreu no sexto dia (dia da preparação), isto é numa Sexta-feira.

Anexo: ‘‘O valor da morte Dele’’ – Muitas são as discordâncias entre as igrejas cristãs, porém se atentarmos bem, veremos que há valores esquecidos e detalhes exaltados. O valor da morte de Jesus não está no fato de Ele ter morrido ou não no sexto dia, mas de Ele ter morrido por nós e ressuscitado dos mortos e hoje estar vivo para interceder por nós pecadores. Na verdade Sua morte não teria valor algum se Ele não houvesse ressuscitado, e esta deve ser a principal mensagem a ser ensinada por todos e a todos aqueles que anseiam por Sua gloriosa vinda.
‘‘Ora vem Senhor Jesus’’, Apocalipse 22:20. Paz seja convosco!


Irmão Jônatas - http://uvmnobrasil.blogspot.com.br/ (98) 9164-1044/8242-1762

sábado, 25 de outubro de 2014

O ÚLTIMO SACRIFÍCIO

Esta é uma verdadeira história de sacrifício de uma mãe durante o terremoto no Japão.
Depois que o terremoto acalmou, quando os BOMBEIROS chegaram as ruínas da casa de uma jovem mulher, viram seu corpo morto através das rachaduras. Mas a pose era de algum modo estranha... Ela ajoelhou-se como uma pessoa que estava adorando: seu corpo estava debruçado para frente, e suas duas mãos estavam apoiando algo.

A casa caiu em suas costas e cabeça. Com tantas dificuldades, o líder da equipe socorrista colocou a mão através de uma fenda na parede para alcançar o corpo da mulher. Ele esperava que a mulher pudesse estar viva. No entanto, o corpo frio e duro disse-lhe que ela tinha morrido. Ele e o resto da equipe deixaram a casa e estavam se dirigindo ao prédio ao lado que entrou em colapso e estava abalado.

Por algumas razões, o líder da equipe foi impulsionado por uma força irresistível a voltar para a casa da mulher morta. Novamente, ele ajoelhou-se e através das rachaduras estreitas, pesquisou o pouco espaço de baixo do corpo morto. De repente, ele gritou com entusiasmo: “Uma criança”! Há uma criança! "Toda a equipe trabalhou em conjunto; eles removeram cuidadosamente as pilhas de objetos entre as ruínas, em volta da mulher morta”. Havia um menino de três meses de idade enrolado em um cobertor florido sob o corpo morto de sua mãe. Obviamente, a mulher tinha feito um último sacrifício para salvar seu filho.

Quando a casa estava caindo, ela usou seu corpo para fazer uma capa para proteger seu filho. O menino ainda estava dormindo pacificamente quando o líder da equipe o pegou. O médico chegou rapidamente para examinar o menino. Depois ele abriu o cobertor, e viu um telefone celular dentro do cobertor. Havia uma mensagem de texto na tela endereçada ao filho, que dizia: "Se você puder sobreviver você deve se lembrar de que eu te amo".


Este celular foi passando de uma mão para outra, entre todos os socorristas. Todos que leram a mensagem se emocionaram. "Se você sobreviver, você deve se lembrar que eu te amo''.


''Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus''. 
João 3:16-18

Querido irmão (ã) o amanhecer de mais um dia sem nenhum esforço de nossa parte já nos revela o quanto é imenso o Amor do Eterno Pai por nós. Este Amor Supremo foi manifestado no Calvário quando foi realizado ''O Último Sacrifício''

Pense bem, o que tens feito para agradecer tão Grande Amor?

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FESTA DAS CABANAS EM BACABEIRA/MA - 2014

 A Festa das Cabanas ou Tabernáculos está registrada em vários livros da Bíblia, entre eles: Levítico 23:34-43; Neemias 8:14-17, João 7:2, 11-14, 37-38, etc... Porém, quem profetizou que ela deva ser celebrada nos últimos dias foi Zacarias, cap. 14:16-19.
Algumas igrejas evangélicas celebram a Festa das Cabanas, mas principalmente muitos grupos do judaísmo. No Brasil a Igreja Adventista da Reforma ‘‘Última Voz da Misericórdia’’ desde 1952 vem celebrando esta Festa como diz as Escrituras, João 7:37,38. Em 2014 aconteceram 18 Festas ou Arraiais como são também conhecidos.
reunião no Dia das Trombetas
A Festa das Cabanas é regida pelo calendário bíblico, por isso o sétimo mês bíblico chamado Etanin, (IReis 8:2), em que a Festa é celebrada, geralmente acontece cair entre Setembro e Outubro. Neste ano de 2014 a Festa das Cabanas aconteceu nos dias 08 a 16 de Outubro. No Maranhão aconteceram 04 Festas, mas quero aqui comentar apenas a Festa que aconteceu em Bacabeira/MA, cidade que fica a 50 km de São Luís.
Tudo começou com a escolha do local, para isto na Festa passada (em São Simão/MA) foi lançada sortes entre três cidades do Distrito de São Luís, sendo que a sorte caiu para Bacabeira. Faltando alguns meses para o início da Festa, alguns irmãos foram até a cidade a procura do terreno. Decidido o local da Festa, partimos então para outra etapa, que foi tirar o material para a construção das cabanas com madeiras e palhas de Babaçu. O próximo passo foi preparar os convites e outros anúncios da Festa. Desta forma no dia 1º de Etanin (25 de Setembro) aconteceu o Dia das Trombetas ‘‘Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Senhor’’. Levítico 23:24-25. Neste dia muitos irmãos estiveram presentes no local da Festa para participarem do Dia do Toque das Trombetas

Como em todos os anos alguns dos construtores do arraial já estavam prontos para começarem os seus trabalhos.
Passamos 10 dias aguardando chegar o Dia da Expiação, ‘‘Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. ’’ Levítico 23:27-28. Nesta ocasião todos participaram de um grande Jejum, que começou no pôr do sol e foi até o outro pôr do sol. Levítico 23:32. Porém no dia 15 de Etanim, que correspondeu ao pôr sol do dia 08 de Outubro começou a festa das cabanas. A Festa contou com 50 cabanas, cada uma medindo 2,5x3,0m e o templo medindo 8,0x12,0m. Ainda foram construídos: cozinha, celeiro, camarim e banheiros.
Tivemos ao todo 50 cabanas, 182 habitantes, 89 comungantes, 14 decisões, 04 reconciliações e 03 batismos.
à esquerda Pedro Nogueira diretor da Festa em 2014


Para administrar a Festa, o Diretor que este ano foi o Diác. Pedro Nogueira, escolheu algumas pessoas para trabalharem na sua diretoria, tais como: tesoureiro, secretária, diretora de cozinha, diretor de limpeza, de evangelismo, de ornamentação, dramatização, celeiro, idosos, crianças, organização dos cultos... 

A Festa das cabanas é marcada sempre pela união do povo, pela alegria e a boa comida, etc... Porém em Bacabeira quero destacar o trabalho voluntário de muitos irmãos. 
As famílias que para ali afluíram receberam cada uma sua cabana e durante 07 dias se alegraram na presença do Senhor. 
Durante o dia houve várias reuniões e estudos. A comissão distrital se reuniu algumas vezes para tratar de assuntos relacionados à Festa e outros do  Distrito.

jovens do curso de profecias
Entre os estudos podemos destacar o Curso profético passado pela Juventude ‘‘Os quatro reinos universais’’ com oito temas;  encontro dos idosos;  estudos sobre saúde; dinâmica com as crianças... 
e o encerramento do concurso ‘‘Viajando pela Bíblia’’ com destaque para categoria jovem, que marcaram muito bem nas provas. Vale lembrar que em todo Distrito mais de setenta pessoas participaram do concurso. 

Ainda durante o dia tivemos uma grande divulgação da Festa, através de carros de som e panfletagem todos os dias, além da distribuição de 5.000 convites com os quais os visitantes concorriam a brindes todas as noites.

Nos cultos da noite, todos se arrumavam para se apresentar: cantores, atores, pregadores e assistentes.



Oração de decisão da irmã Cristina


A Festa também foi marcada pelas constantes orações, (5x ao dia), como também a atuação do círculo de oração orando nas cabanas e em prol do culto da noite, onde algumas irmãs ficavam no templo intercedendo pelo trabalho. Muitos amigos, vizinhos e convidados nos prestigiaram todas as noites de trabalho. 


Ainda durante a Festa recebemos a visita dos Min. Eusébio Lopes e José Garibalde do Distrito de Bacabal, que nos honraram com lindas mensagens. Para retribuir, o Min. Jeremias Almeida e o Ev. Antonio de Jesus foram visitar a Festa em Caxuxa/MA, onde também foram muito bem recebidos. 



Irmãos visitando Caxuxa





Não poderia deixar de mencionar a visita especial dos amados que vieram em companhia do Ev. Antonio de Jesus de Bom Jesus das Selvas.

Para os amigos que nos visitaram durante o dia tivemos o prazer de lhes oferecer nossa comida especial – vegetariana. Como em todos os anos nossa cozinha é comum, todos comem o mesmo cardápio e a alegria na fila pra o almoço é contagiante. 
fila pra o almoço



O último dia foi especial, à tarde ficamos sabendo o local da próxima Festa. Os trabalhadores receberam certificados de honra ao mérito, os que fizeram o curso de profecias receberam certificados de participação e ainda celebramos 03 batismos.

O Ev. José Ribamar teve a alegria de realizar seu primeiro batismo, e a noite foi a Santa Ceia com 89 comungantes. 



No pôr sol da despedida, alguns irmãos contaram os milagres que receberam do Senhor durante a Festa: curas e prodígios o Senhor realizou no meio de Seu povo.

‘’Sete dias celebrarás a Festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolherporque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo trabalho das tuas mãos; pelo que estarás de todo alegre.’’ Deut. 16:15


peças - um forte das cabanas





                                                                         E foi neste clima de alegria e fraternidade cristã que a Igreja do Senhor no Distrito de São Luís realizou mais uma Festa de Cabanas. 

Estamos gratos ao Senhor por nos proporcionar grandes bênçãos como esta que vivemos em Bacabeira/MA.

Esperamos nos encontrar em 2015 em Nina Rodrigues, cidade que fica a 170 km de São Luís para mais uma Festa das Cabanas.


''Bem aventurado o povo que conhece o som festivo, andará ó Senhor na luz da Tua face’’. Salmos 89:15


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CAMPEÕES DO CONCURSO VIAJANDO PELA BÍBLIA 2014 NA CATEG. JOVEM - DISTRITO DE SÃO LUÍS

PREMIAÇÃO INCENTIVADORA, 100,00 PARA OS TRÊS, PARABÉNS JOVENS! VCS MERECERAM. O SENHOR VOS ABENÇOE!
da esquerda para a direita
1º LUGAR - MARCOS ADRIANO - CONGREGAÇÃO EM ITAPECURU
2º LUGAR - JASMIN GONÇALVES - CONGREGAÇÃO EM SÃO SIMÃO
3º LUGAR - WALDICK - CONGREGAÇÃO EM ENTRONCAMENTO

sexta-feira, 3 de outubro de 2014