Pr. João Sousa |
* Saudação cristã: “Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo;...” Efé. 1:2-3.
* Cuidado: “Além das coisas exteriores, me oprime, cada dia, o cuidado de todas as igrejas”. “...Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes, nem para a direita nem para a esquerda”. Isa. 30:21.
* Objetivo: A submissão, obediência, consideração, respeito e honra que devemos ter uns pelos outros, mas principalmente por aqueles que, Deus escolheu para serem nossos líderes espirituais no Senhor. “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” “Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Efé. 5:21 e I Ped. 5:5.
Aos que trabalham na Obra de Deus:
* “Obedecei aos vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam pelas vossas almas, como aqueles que hão-de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”. Heb. 13:17 e 7.
* Porque Deus disse: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”. “Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha”. Jer. 3:15 e I Cor. 16:16.
* “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra...” “Recebei-o, pois, no Senhor, com todo o gozo, e tende-o em honra;...” I Tes. 5:12-13 e Fil. 2:29.
* “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;...” I Tim. 5:17.
* “Devemos honrar aqueles a quem Deus honrou. O juízo que caiu sobre Miriã deveria ser uma repreensão a todos os que se entregam à inveja, e murmuram contra aqueles sobre quem Deus põe o encargo de Sua obra”. PP 403.
O peso de NOSSAS PALAVRAS: Para o bem ou para o mal
* “Quem de entre vós é sábio e entendido? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras, em mansidão de sabedoria”. “E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também”. Tiago 3:13 e 17; Luc.6:31. “Palavras e ações têm poder eloquente, e a longa vida do além mostrará o efeito de nossa vida aqui. A impressão produzida por nossas palavras e ações reagirá certamente sobre nós, trazendo bênção ou maldição” PP 593.
* “E, no entanto um ato inconsiderado, uma palavra irrefletida de nossa parte, pode exercer tão profunda influência na vida de outro que se provará a ruína de sua alma. Cada ação, cada palavra, é uma semente que dará fruto.” “Deve se mostrar reverência pelos representantes de Deus – os ministros, os professores e os pais, que são chamados a falar e agir em Seu lugar. No respeito que a eles se mostre Deus é honrado”. PR 86 e 237.
Textos Probatórios
* “A ninguém trateis mal...” Mas “...Responder com mansidão” Luc. 3:14 e I Ped. 3:15.
* “Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens”. Tito 3:2.
* “O coração do justo medita o que há de responder,...” Prov. 15:28.
* “O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra a seu tempo quão boa é!” Prov. 15:23.
* As palavras de Jesus são espírito e vida, João 6:63.
* Não devemos ser como os animais irracionais que necessitam de freios: Sal. 32:9.
* O apóstolo Tiago nos mostra o que nossa língua pode ser e fazer: Tiago 3:3 a 12 e 17.
* Jesus fez advertências quanto as nossas palavras: Mat. 12:36-37.
* Porque “A morte e a vida estão no poder da língua, ...” Prov. 18:21.
* “...pelo que, sejam poucas as tuas palavras”. Ecle. 5:2.
* “A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Prov. 15:1.
* “...e a língua branda quebranta os ossos”. Prov. 25:15.
* “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal,...” Col. 4:6.
O maior insulto a Deus
* “...a verdade não deve ser falada com paixão ou impaciência...” “Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu, também, o seu Espírito”. PP 437; I Tes. 4:8.
* “Deus investiu Sua Igreja de especial autoridade e poder que ninguém tem razão em desrespeitar e desprezar, pois ao proceder assim está desprezando a voz de Deus. O mais alto poder abaixo do Céu, concedeu o Senhor a Sua igreja. É a voz de Deus em Seu povo reunido na qualidade de uma igreja, que deve ser respeitada.” Eventos Finais 42/43.
* “Aqueles que desprezam e rejeitam o fiel servo de Deus, mostram desdém, não meramente ao homem, mas ao Senhor que o enviou. São as palavras de Deus, Suas reprovações e conselhos, o que é anulado; é Sua autoridade que é rejeitada”. PP 447.
* “Não é o instrumento que feris e insultais, mas sim a Deus, que vos falou por meio dessas advertências e correções. É difícil aos homens fazerem maior insulto a Deus do que desprezar e rejeitar os instrumentos que designou para os guiá-los”. TPI 37.
* “Mas, rejeitando o instrumento escolhido de Deus, rejeitam a Cristo; insultaram o Espírito de Deus”. PP 681.
* “Dificilmente poderão os homens cometer maior insulto a Deus do que desprezar e rejeitar os instrumentos que deseja usar para a salvação deles”. PP 422.
* “Coisa alguma pode ser mais ofensiva ao Senhor do que, através do fanatismo religioso, os homens causarem sofrimento aos que são o preço do sangue do Salvador”. DTN 471.
Conclusão:
“IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus,...” é para a nossa salvação. Rom. 10:1.
“...para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,... Que quer que todos os homens se salvem...” I Tim. 2:2-4. Praticando no seu dia a dia A Cortesia cristã:-
“A cortesia, também, é uma das graças do Espírito, e deve ser cultivada por todos. Ela tem poder para abrandar as naturezas que sem ela se desenvolveriam desgraciosas e rudes. Os que professam ser seguidores de Cristo, e são ao mesmo tempo ríspidos, desamáveis e descorteses, não tem aprendido de Jesus. (Pois, Ele ensinou “... aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração;..” Mat. 11:29). Sua sinceridade pode não ser passiva de dúvida, sua retidão pode ser indiscutível; mas a sinceridade e retidão não se harmonizam com falta de bondade e de cortesia”. (White) Profetas e Reis. 237
Finalmente, façamos uma lenta e demorada reflexão nessas palavras do apóstolo Paulo:-
“TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem os seus maridos, a amarem os seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas aos seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta, semelhantemente, os mancebos, a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”.
Tito 2:1 a 8.
____________________________Em Cristo, vosso irmão,
Pr. João de Jesus Souza, Presidente da Comissão Executiva.
São Bento – Ma, 20 de Agosto de 2018
Igreja Adventista da reforma “Última Voz da Misericórdia”
Sede Central: QNN 33 Área Especial –A- Ceilândia Norte - Brasília DF CEP 72225-331
Sede Central: QNN 33 Área Especial –A- Ceilândia Norte - Brasília DF CEP 72225-331
Registro Nº 223 - Livro A/1 - CNPJ Nº 00.491.860/0001-75 - Fone (061) 3379-2292
Sede da União Norte: Rua: Estrada Real, 917 – B. São Benedito - CEP 65235-000 - São Bento - MA
Contatos: 041-98983184976 (TIM) - E-mail: joaodejesussousa@outlook.com
Sede da União Norte: Rua: Estrada Real, 917 – B. São Benedito - CEP 65235-000 - São Bento - MA
Contatos: 041-98983184976 (TIM) - E-mail: joaodejesussousa@outlook.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário