Leia a Biblia

Leia a Biblia

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Pr Leandro Alves de Brito - In Memorian

 

Pr. Leandro Alves de Brito - Nascido em 27 de fevereiro de 1950, em Piripiri-PI. Pela graça celestial cresceu aos pés do Pastor Ananias Pereira da Silva. Batizado em seis de abril de 1974 e ministro 1975, foi presidente cinco vezes da Comissão Executiva, pela primeira vez em Junho de 1979 Bacabal-Ma. Foi ordenado a pastor  em 27/12/1981 na cidade de São Luís-MA. 

Queridos obreiros da UVM paz seja convosco, é com imensa tristeza que neste momento escrevo para em nome do DRES, também comunicar o nosso grande pesar pela momentânea separação, ora nos dada pela morte do Pr Leandro. A diretoria do DRES, na pessoa do diretor Min. Joziel Oliveira, juntamente com todos os obreiros reformistas espalhados em todo o Brasil, oferece um abraço de conforto a todos os familiares e amigos do Pr Leandro. Porém, ainda que de forma repetitiva por todos que hoje choram, também lembro o quanto nosso pastor foi incansável nesta Obra. Até mesmo sem se importar com suas limitações, estava sempre pronto para responder e orientar a todos os que a ele recorriam. Tantos estudos gentilmente oferecidos, revistas de EBS, folhetos, nosso calendário, o nosso doutrinal básico, etc... As horas dispensadas na revisão de nossa literatura... Todos feitos com paciência e carinho, por alguém que refletia um imenso amor por esta mensagem. A nós que continuamos a militar pela fé ''que um dia foi dada aos santos'', fica a saudade de vê-lo e ouvi-lo: Nos programas de sabádo a tarde, nas palestras de capacitação e a certeza que ele estaria sempre por perto, mesmo distante. Que não esqueçamos o exemplo de um grande obreiro. Oxalá que nós também, ''deixando todo o embaraço'', nos envolvamos mais nesta Missão de salvar e de cuidar das almas do Senhor. O verso de Isaías 57:1-2, era sempre indicado por ele: ''...os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal. Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.'' E, ''Bem aventurados os que desde agora dormem no Senhor...'' Apoc. 14:13. Nossa esperança nos assegura que quando o Senhor, Justo Juíz o chamar na manhã da ressurreição, estaremos entre àqueles que como ele, herdarão a Vida Eterna, tão somente se não desfalecermos da fé. Que o Senhor Jesus Cristo pela Sua misericórdia conforte a Família do Pr Leandro e nos ilumine para também continuarmos como portadores e defensores desta mensagem. Jônatas Ferreira, Secretário do DRES. 


A MOCIDADE E A VELHICE JUNTOS 

Direis, que título esquisito. Duas coisas que não se harmonizam; dois estados antagônicos! Não, não é bem isso. Pode ter aparência, mas os fatos são outros. Estes dois estados se completam. A mocidade necessita da velhice e esta necessita da energia dos jovens. Onde o velho teme ir, o jovem se aventura. Ocasião em que o jovem não sabe o que fazer, o velho indica o caminho. Quão lindo é aprender da experiência do outro e quão útil é apoiar-se na força do mais forte. A Bíblia indica para todos a seguinte seqüência: “Eu vos escrevi, mancebos, porque sois fortes,...” e dos envelhecidos diz o sábio: “O ornato dos mancebos é a sua força, e a beleza dos velhos as cãs.” I S. João 2:14; Prov. 20:29.
Quão lindo é ver um jovem forte amparando seu pai ou mãe; e como é confortante ver os velhos abençoarem os passos de seus filhos, acompanhado-os com seus conselhos e auxiliando-os através de experiência já adquirida. O que seria do mundo sem a força juvenil? O que aconteceria se desprezássemos todos os homens com experiências e não tivéssemos conselheiros nas horas mais escuras da vida? Como seria o mundo mais feliz, como progrediria mais o nosso trabalho, como seria mais forte o lar e a sociedade se estes dois estados se auxiliassem mutuamente! Quem poderia se opor à força juvenil trabalhando já com experiência? Quem ousaria entravar o avanço da força e intrepidez do jovem orientado pela experiência e sabedoria que os anos legaram aos mais idosos? Jó 12:12-13; Cap. 32:7. Isto nós chamaríamos de poder orientador; de experiência aproveitada ou ainda o verdadeiro caminho para um programa sem retiradas.
À falta desta união nos é claramente explicada nas experiências do jovem rei Reoboão em I Reis cap. 12. Seguindo o conselho dos não experimentados, o reino se dividiu. Assim todos os que se opõem à união destes dois estados, verão suas forças divididas, seu progresso será mais lento, pois terá que gastar tempo para buscar a experiência que os outros já adquiriram e que foi desprezada. Sua vida terá mais amarguras.
Sejam para todos nós muito importante, os seguintes princípios da Palavra de Deus: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis,...” e então “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus...” I Tim. 4:12; Lev. 19:32. Filhos e pais, eis a felicidade dum lar: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos...” e tu filho: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efé. 6:4 e 2-3.
Por que não ser feliz? Por que não unir a força à experiência? Por que não fazer grande a nossa igreja, a sociedade cristã e o nosso lar? Esta união “converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” e evitará que Deus “venha, e fira a Terra com maldição.” Mal. 4:6.
Mãos à obra, jovens e velhos, há muito por fazer!!


S. Paulo, 05 de março de 1982
Leandro Alves de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário